quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Dia 1 - "A Sementes de Vida"

A 29 de Outubro de 1999, através de escritura pública surgiu, legalmente constituída a Sementes de Vida - Associação de Apoio à Vítima.

Uns anos depois surge a Sede da Associação através da cedência de espaço pela Junta de Freguesia de Santiago Maior, espaço onde a Instituição se sedia até hoje.

Os primeiros passos são dados, a pouco e pouco, em regime de voluntariado dos órgãos sociais e sem colaboradores afectos à Instituição, o que não impediu que se fossem perspectivando projectos e candidaturas.

Em 2004, a Sementes de Vida consegue a constituição enquanto IPSS - Instituição Particular de Solidariedade Social, criando-se as condições para se iniciar um trabalho efectivo no terreno.

Em Setembro de 2005, é criada a primeira Resposta Social da Sementes de Vida, através de Acordo de Cooperação com o ISS, IP. - Centro Distrital de Segurança Social de Beja, surgindo assim o CAFAP - Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental.

Neste momento, existiam as condições necessárias para a criação de uma Equipa de Trabalho, que foi sendo construída por vários colaboradores ao longo destes 5 anos de existência.

A actual formação do CAFAP conta, nos dias de hoje, com uma Equipa de 4 colaboradores da área social, nomeadamente directora técnica, assistente social, psicólogo e animadora sociocultural.

Ao longo destes cinco anos, muitas têm sido as crianças e jovens em risco social, do concelho de Beja, que têm passado pelo CAFAP, sendo que algumas são ainda acompanhadas desde o ano de 2005, variando o tempo de acompanhamento com a gravidade de situações encontradas.

Em Setembro de 2007, surge a oportunidade de Protocolo com o ISS, IP - Centro Distrital de Segurança Social de Beja, no âmbito do Rendimento Social de Inserção, com a duração de 2 anos, o qual se viu prolongado por igual período no ano de 2009.

Esta Equipa é constituída por 5 elementos, psicóloga, assistente social e 3 ajudantes de acção directa, desempenha as suas funções abarcando uma média de 100 famílias de rendimento social de inserção.


Ao longo destes cerca de 12 Anos muitas foram as pessoas que contribuíram, a vários níveis, para o crescimento desta Instituição.

A todos agradecemos e renovamos os votos para que continuemos a trabalhar em prol da nossa Instituição.

A Direcção

Sem comentários:

Enviar um comentário